domingo, 29 de maio de 2011

Evento em Santo Antônio da Patrulha

Dias 30 e 31 o sociólogo ativista Richardson Luz estará ministrando palestras de Prevenção às drogas e à dependência química com a participação de alunos, professores e pais, no município de Santo Antônio da Patrulha - RS. A promoção do evento é do Rotary Club daquela cidade e da ONG Brasil Sem Grades.

A palestra, além de alertar também para o uso indevido de drogas lícitas (álcool e tabaco), previne contra o uso de drogas ilícitas como maconha, cocaína, crack e o agora conhecido Oxi, mas isso não é tudo. O palestrante traz uma proposta interessante, analisa a sociedade em que vivemos ressaltando a nossa busca pelo prazer, e fala de formas salutares de como viver bem e feliz, sem drogas.

O acesso ao evento se dará com a doação de 1Kg de alimento não-perecível que serão revertidos para instituições escolhidas peo Rotary Club de Santo Antônio da Patrulha.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Curso de Elaboração de Projetos Sociais na FDRH

Entre as diversas capacitações realizadas pelo dono deste blog estão também aquelas em que se trata da questão do COMO  fazer prevenção. Destaca-se o papel central dos projetos sociais como forma de intervenção no problema das drogas. A SPM-RS, secretaria de Políticas para a Mulher do Rio Grande do Sul, está promovendo na Fundação Estadual de Recursos Humanos uma série de capacitações para gestoras destas políticas.

Nas aulas ministradas por Richardson Luz foi evidenciada a importância dos projetos sociais como forma de intervenção nos problemas de desigualdades que as mulheres sofrem atualmente. A questão da drogadição esteve presente nas aulas de Richardson, até por que esta questão está cada vez mais presente atualmente.

Foi possível aliar a elaboração de projetos sociais e a discussão do problema do tráfico e uso indevido de drogas. Numa avaliação final o curso foi de grande utilidade, e continuará sendo, pois haverão outras edições desta capacitação.