Currículo do tutor/facilitador do curso


Richardson dos Santos Luz, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
Palestrante e professor no curso de capacitação de multiplicadores para a prevenção ao uso de drogas na Divisão de Prevenção e Educação do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico – DIPE/DENARC, onde atuou por mais de cinco anos.

Ministrou mais de 400 palestras de prevenção e conversas com o público jovem, mais de 30 cursos de capacitação de multiplicadores na modalidade presencial, totalizando mais de 2.500 pessoas capacitadas.

  • Conselheiro Municipal Sobre Drogas formado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UNISC.
  • Capacitado em prevenção pelo curso “Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas – SENAD e Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC.
  • Professor no Curso de Pós-graduação em Prevenção e abordagem em Dependência Química, na Faculdade Cenecista de Osório – FACOS.
  • Capacitado em Elaboração de materiais para a educação a distância pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.
  • Docente no curso de Elaboração de Projetos Sociais, na Fundação Estadual para o Desenvolvimento de Recursos Humanos do Estado – FDRH-RS.